Blog


Como deixar um apartamento pequeno mais confortável?

Publicado em 20 de Março de 2019 às 04:48 AM

Seja pelo orçamento apertado ou pelo fato de se morar sozinho, muitas pessoas recorrem a imóveis pequenos, cujo preço ou aluguel cabem melhor no bolso. Há muitos desses em bairros como da Tijuca ao Rio Comprido, por exemplo. A desvantagem dessa opção é, obviamente, a falta de espaço. No entanto, algumas medidas simples podem conferir maior conforto a um apartamento pequeno.  Confira!


1) Menos paredes: sim, você leu certo! Se o apartamento é pequeno, não há necessidade de haver uma parede separando quarto, sala e cozinha, por exemplo. É possível demarcar esses cômodos usando uma estante vazada, uma bancada ou simplesmente não demarcá-los, mesmo. A vantagem é a sensação de maior espaço, ventilação e aproveitamento da luz natural. 

2) Mesas portáteis: a marcenaria permite a construção de mesas estáveis dobráveis, que podem ser realocadas no interior do armário da sala e/ou da cozinha. Desta forma, ganha-se espaço nos momentos do dia em que não se faz as refeições.

3) Reaproveitamento das cadeiras: para que ter uma cadeira na sala e outra na cozinha? Use somente uma por pessoa, independentemente do cômodo em questão.

4) Iluminação inteligente: não é preciso ter um lustre pendurado no teto, ocupando alguns valiosos centímetros quadrados do já exíguo apartamento. Basta instalar lâmpadas embutidas, no mesmo nível da superfície superior do imóvel.

5) Prateleiras e estantes no alto: confere-se maior sensação de espaço no apartamento por meio da instalação de prateleiras e/ou estantes no alto, a não mais que 30cm do teto. Assim, é possível armazenar livros sem prejudicar a locomoção pelo interior do imóvel.

6) Coifas potentes: vale a pena investir em um sistema de sucção de ar acima do fogão. Desta forma, reduz-se a possibilidade de o já pequeno apartamento ser tomado pelo cheiro de comida da cozinha.

7) Sofá-cama na sala e/ou no quarto: por ser dobrável, esse móvel pode ser utilizado para dois fins. Após acordar para mais um dia, basta dobrá-lo. Assim, ganha-se uns bons centímetros quadrados no imóvel.

8) Espelho, espelho meu...: eles não trazem boas novas à bruxa malvada da Branca de Neve, mas são grandes aliados dos moradores de apartamentos pequenos. Isso porque conferem uma sensação de mais espaço ao ambiente, ainda mais se instalados em pontos estratégicos.

9) Use poucos móveis: não há necessidade de uma escrivaninha no quarto se na já sala há uma mesa dobrável. Você pode utilizá-la tanto para comer quanto para trabalhar com seu notebook e/ou ler um livro. E, claro, caso seja estritamente necessário ter esse ou aquele móvel, meça-o bem antes de comprar, para saber o real espaço que esse irá ocupar em seu apartamento.

10) Aposte nas cores claras: paredes claras, próximas a janelas, rebatem a luz natural. Isso ajuda a conferir maior amplitude ao ambiente.

Mesmo com orçamento apertado, é possível, sim, tornar um apartamento pequeno mais confortável. Basta um pouco de planejamento, pesquisa e criatividade!

Voltar