6 dicas para maximizar o valor da sua casa ao longo do processo de venda.
Publicado em 30 de Maio de 2022 às 01:54 PM

Lembrar da importância de um checklist na hora de vender sua casa já faz parte da nossa rotina aqui na Família Bacellar. Ocasionalmente, o proprietário de uma casa ou apartamento que deseja vendê-lo acredita que basta colocar uma placa na vitrine ou na internet, e o imóvel será vendido rapidamente e com total segurança e garantias. Mas, como especialistas de mercado, sabemos que pequenas ações podem ajudar a aumentar o valor da sua casa e agilizar o processo de venda. Para isso, compilamos uma lista com seis dicas básicas que podem fazer toda a diferença na hora de vender aquele imóvel que já foi anunciado.
O nosso objetivo é aconselhá-lo sempre sobre as melhores formas de colocar o seu imóvel nas melhores oportunidades imobiliárias disponíveis.
1 - Documentação:
Analisar a documentação é imprescindível. Imóveis regularizados com impostos correntes possuem um valor de mercado maior. Propriedades com disputas ou em meio a um processo regulatório, como disputas familiares por herança ou terras sem título, são depreciadas.
É importante enfatizar que a escrituração é um componente crítico desse processo; o atual proprietário deve ter escritura em seu nome.
Estar preparado com documentos atuais e precisos é uma ótima forma de maximizar e passar credibilidade na hora de vender seu imóvel.
2 - IPTU e Condomínio:
Outra dica para adicionar ao seu checklist para valorizar a venda da sua casa, é manter suas contas de IPTU e condomínio fechadas assim que colocar sua casa no mercado. Uma das primeiras coisas que um comprador deve verificar é se há ou não questões pendentes.
3 - Pinturas, reparos e melhorias:
Manutenção, limpeza e pequenos reparos podem fazer toda a diferença na decisão do comprador. São ações que o proprietário pode ignorar, mas que podem aumentar significativamente o valor do imóvel e acelerar a venda do apartamento ou casa anunciada. Muitas vezes, grandes investimentos não são necessários. Deve-se atentar aos detalhes como: troca de azulejos danificados ou desbotados, troca de maçanetas, renovação de lustres, e reposicionamento de pisos que foram quebrados ou estão "gastos" por uso.
Essa pintura nas portas, paredes e janelas é costumeira e geralmente já está na lista. Isso é algo que não pode ser esquecido. É sempre bom lembrar que cada pequeno detalhe pode influenciar no resultado final e no valor da sua casa.
4. Inspeção e ajustes no sistema elétrico do imóvel:
Certifique-se de que tudo está em boas condições de funcionamento. Fios, tubulações e tomadas devem ser inspecionados e substituídos conforme necessário. Para estruturas mais antigas, lembre-se de que o número de aparelhos elétricos e eletrônicos em uma casa é infinitamente maior hoje.
Luzes de led, portas USB e iluminação bem planejada podem ser fatores decisivos. Atualmente, as questões de instalação elétrica são muito valorizadas em uma casa, devido ao aumento do número de profissionais trabalhando em casa, principalmente desde a pandemia do COVID-19.
A necessidade de manutenção de fios e instalações elétricas não expostas é fundamental, pois interferem na análise estética e de segurança da residência.
5. Anuncie sua casa com boas fotos:
Dado que uma parte significativa dos anúncios imobiliários agora são feitos online, outro fator importante é produzir fotografias imobiliárias de alta qualidade.
Para obter boas fotos, você não precisa ser um fotógrafo profissional ou ter equipamentos especializados.Tudo que você precisa é uma câmera ou um smartphone que possa produzir imagens de alta resolução.
6. A Imobiliária com corretores especializados pode fazer toda a diferença no processo de venda.
Apesar de a internet abrir um mundo de possibilidades, você também pode investir em um ambiente " offline" para aumentar suas chances de vender sua casa mais rapidamente.
Outro aspecto importante do processo de venda de imóveis é trabalhar com serviços imobiliários que trabalham com corretores de imóveis especializados, como os que compõem nossa equipe aqui na Família Bacellar. Eles podem se dedicar a realizar determinada tarefa para você, bem como mapear as melhores oportunidades. Além de identificar possíveis vantagens e indicar seu imóvel para um determinado comprador.
Já pode guardar e começar a organizar os seus documentos para a venda da sua casa. Garantimos que começar com estes passos será um sucesso.