facebook_pixel

Blog


7 dicas para a compra da sua casa própria

Publicado em 27 de Janeiro de 2020 às 05:08 AM

No momento em que o homem recebe o conhecimento para desenvolver a agricultura, ele deixa de ser nômade. A partir de então é que começa a fazer sentido cercar um espaço definitivo que cultivará e guardará os bens produzidos ou adquiridos através do trabalho.

Para além de armazenar os bens, um lar serve de núcleo para uma das mais importantes instituições do mundo: a família. Por isso, antes de adquirir sua casa ou apartamento, é importantíssimo que o futuro dono se atente para alguns detalhes, de modo que não compre gato por lebre. A seguir, algumas dicas para ajudar.

 

1 - Planeje-se

Um investimento deste porte não pode ser feito à revelia. É fundamental que você saiba quanto tem disponível para gastar. Organização é de vital importância para qualquer empreendimento, corporativo ou pessoal. Cabe, aqui, a decisão de usar ou não o FGTS, se for a compra do primeiro imóvel. Lembre-se que, para usar esse recurso, caso você tenha direito, é preciso ter, pelo menos, três anos de carteira assinada, não possuir outro imóvel na cidade, morar ou trabalhar no município onde comprará a propriedade e não ter financiado imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação.

 

2 – Qual o tipo do imóvel

Casa, apartamento ou flat. Novo, usado, na planta. São muitas opções, e elas interferem diretamente no seu orçamento.

 

3 - Qual seu objetivo com o novo imóvel?

Outra coisa essencial é saber o que você quer do novo imóvel. Quantidade de cômodos, se será ou não em condomínios, tamanho médio e as possibilidades oferecidas pelos arredores (comércios, transportes, etc) são decisões importantes. Da mesma maneira que o tipo do imóvel, suas prioridades afetarão seu orçamento.

 

4 - Localização

Algumas pessoas são mais urbanas, outras mais pacatas. Umas preferem morar perto do trabalho, outras preferem outro tipo de qualidade de vida, como mais contato com a natureza e proximidade da praia. O lugar onde ficará sua nova casa será determinante, pois também estabelece se a faixa de investimento é adequada ao orçamento que você tem disponível.

 

5 - Pesquisa

Definidos os seus desejos quanto à propriedade, é hora de “bater perna”, ou seja, de pesquisar. Nesta etapa, é imprescindível que você se atente aos detalhes dentro do imóvel, como infiltrações, fundamentos, serviços oferecidos (em caso de condomínios), qualidade dos materiais, estado de conservação, fluxo de água e rede elétrica. É importante, também, que você visite o imóvel em diversos horários diferentes, para garantir segurança e conforto após a aquisição.

 

6- Burocracias de compra

Conhecer os processos de compra também é fundamental para que você faça sua compra com segurança e tranquilidade. Certifique-se sobre as condições e quantidade de parcelas. É, também, necessário que você saiba sobre a documentação e sobre como será a burocracia que levará ao contrato. Por exemplo, se o imóvel for usado, é necessário a matrícula atualizada dele no cartório onde o registro foi feito e uma certidão negativa de tributos. Se este imóvel ficar em um condomínio fechado, você deverá verificar se há débitos com o responsável pela administração do condomínio.

 

7 - Busque orientação

Para esta jornada, caso você seja um marinheiro de primeira viagem, ou caso você precise da ajuda de alguém com mais experiência, não se envergonhe de pedir ajuda. E o melhor amigo, em uma hora como essas, pode ser uma imobiliária, onde você ateste credibilidade, qualidade e segurança nos serviços e no atendimento.

 

A Família Bacellar é sua imobiliária no Rio de Janeiro. Com foco na satisfação dos nossos clientes, nós somos a família certa para ajudar a sua família a encontrar a tão desejada casa própria, para transformá-la em lar. Visite nosso site. Venha deixar seu sonho em boas mãos.

Voltar
google_remaketing .cloudfront.net/js/loader-scripts/-loader.js">