Dividir a residência com amigos
Publicado em 05 de Novembro de 2020 às 04:27 AM

Março chegou. E, junto com ele, a volta às aulas em grande parte das universidades do país. É na região da Tijuca e da Zona Sul, onde se concentram muitas das maiores faculdades do Rio de Janeiro. CEFET, UERJ, Veiga de Almeida, UFRJ e UNIRIO são exemplos delas.
Para economizar custos e estar mais próximos dos seus locais de estudo, muitos jovens dividem casas ou apartamentos. Assim, eles reduzem tempo de locomoção e gastos com alimentação, ganhando em qualidade de vida, uma vez que, para além da proximidade em relação à Universidade, eles também aumentam suas possibilidades de entretenimento e de frequentar atividades e eventos culturais. Teatros, bares, shoppings e a praia compõem o ambiente adjacente a essas instituições de ensino.
Com o objetivo de aproveitar todos esses benefícios, sem dores de cabeça, algumas atitudes são necessárias para a boa convivência dentro do imóvel dividido. Não só para evitar transtornos no cotidiano, mas também para evitar desgastes na hora de entregar a casa ou apartamento.
É importante lembrar que, em todas as cláusulas de aluguel, existe aquela que obriga a devolução do imóvel da maneira como foi entregue para o locatário no momento da entrada. Outro ponto importante é sobre as regras de convivência condominial (caso o imóvel seja um apartamento ou uma vila). Barulhos excessivos, visitantes mal educados, espaços de vaga de garagem e uso indevido de áreas externas e equipamentos do condomínio podem levar à multa ou à expulsão dos inquilinos.
Assim dentro, como fora da casa
As regras para se conviver em harmonia dentro do condomínio são, em geral, escritas em estatutos e atas. Mas as regras para se viver dentro de casa, muitas vezes, não são. Ao contrário, são contratos tácitos, que podem gerar desconforto entre os moradores da casa.
Para evitar os chamados “perrengues” na convivência, é preciso ter bom senso. Atitudes, como limpar o que sujou e devolver um espaço da mesma maneira como foi encontrado são fundamentais. Cuidados com as visitas também é algo de bom grado. Comunicar previamente, cuidado com barulho excessivo e entender se o espaço é suficiente para abrigar o pernoite do visitante são algumas providências que podem evitar mal estar.
Dividir tarefas é uma boa dica para não sobrecarregar ninguém dentro do convívio. Lembrando que o lixo deve ser cuidado por todos, para não poluir a casa e trazer bichos e doenças.
Em casos de dividir residência, o diálogo é fundamental. Os acordos devem ser feitos antes do convívio se estabelecer, para que todos tenham seu espaço garantido, com conforto e segurança.
Pode-se notar que, em termos gerais, o bom senso que se espera do vizinho de casa para cumprir as regras do condomínio, também se espera do vizinho de quarto. Ao se dividir o ambiente que se mora, transforma-se a casa num ambiente coletivo, onde as escolhas e atitudes devem ser feitas em conjunto, para um melhor resultado de convivência.
A Família Bacellar é a imobiliária pronta para atender você em todas as suas necessidades. Seja sua casa própria ou a que você irá dividir com amigos, aqui, você encontra os profissionais mais qualificados a ajudar na busca do imóvel ideal. Acesse nosso site e conheça nossas oportunidades.
Desenvolvido com por Agência Mais Resultado