Financiamento imobiliário vale a pena?
Publicado em 06 de Julho de 2021 às 04:03 PM

Por que “sonho da casa própria”? Talvez porque comprar um imóvel não seja tão simples assim para o brasileiro. Quase 20 milhões de famílias pagam aluguel no imóvel onde moram.
O financiamento é uma das formas mais fáceis de se alcançar esse sonho. Acompanhe essa postagem da Família Bacelar Imobiliária para saber mais.
Vantagens
Condições facilitadas
As condições facilitadas são o grande destaque do financiamento de imóveis. Juntar dinheiro para comprar uma casa à vista é uma realidade distante para muitas pessoas, por isso o financiamento pode ser um grande aliado neste processo de aquisição.
Além de poder financiar o imóvel por um prazo mais longo, você ainda consegue fazer uma simulação e escolher a linha de crédito que oferece o valor de parcela, taxa de juros e condições mais vantajosas para o seu perfil. Ainda é possível utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como valor de entrada para o financiamento, para amortizar parcelas ou até mesmo liquidá-las.
Outras possibilidades interessantes oferecidas pelo financiamento imobiliário são a composição de renda familiar – que permite juntar a sua renda a de outras pessoas para assim conseguir a compra de um imóvel de maior valor – e a opção de parcelas decrescentes, disponível em financiamentos que tomam como base o sistema SAC (Sistema de Amortização Constante), na qual o montante pago mensalmente diminui ao longo do tempo. Além disso, programas habitacionais como a Casa Verde e Amarela (antes Minha Casa Minha Vida) podem garantir facilidades ainda mais atrativas.
Possibilidade de mudança imediata
Quando você espera juntar todo o dinheiro para uma compra à vista, mudar para uma casa nova pode ser bem demorado. Já no financiamento, é possível mudar sem ter o valor total do imóvel, assim que a liberação do contrato é feita.
Isso se você optar por um imóvel pronto. Existe também a opção de comprar imóveis na planta, o que também pode ser bem vantajoso, já que o imóvel é mais barato e as parcelas costumam ser menores antes da entrega das chaves.
Investimento próprio
Conforme dito anteriormente, o investimento por meio do financiamento garante a construção de um patrimônio próprio e é uma grande oportunidade para quem deseja dar adeus ao aluguel. No aluguel, se paga por algo que não dá nenhum retorno e que, na verdade, não é próprio.
Por outro lado, o financiamento dá acesso a um imóvel que será todo seu. Sendo assim, se um dia quiser vender ou alugar essa casa, todo retorno financeiro será seu: é uma ótima maneira de construir um patrimônio e garantir maior segurança financeira ao longo dos anos.
Vale lembrar ainda que os imóveis têm alto potencial de valorização. E o que isso significa? Bom, isso significa que daqui a alguns anos ele vai valer muito mais do que valia no momento em que você o comprou.
Liquidação antecipada
Outra grande vantagem oferecida por essa modalidade de compra é a possibilidade de liquidar o seu financiamento antecipadamente. Se as condições financeiras melhorarem, é possível antecipar algumas prestações ou até mesmo liquidar o valor.
Com um bom planejamento e disciplina, é possível se organizar para guardar uma quantia significativa e então liquidar este valor total ou pelo menos reduzir o número de parcelas. Isso funciona muito bem para quem escolhe uma linha de crédito dentro do sistema SAC, que é normalmente o mais utilizado nos financiamentos.
Uma dica extra para te ajudar a economizar: defina prioridades e saiba para onde o seu dinheiro está indo. Distribua a sua renda entre as suas necessidades principais – como saúde, alimentação, transporte e lazer – e procure cortar gastos supérfluos, aplicando este dinheiro de maneira inteligente para criar uma reserva.
Segurança na compra
Apesar de muita gente ainda ter receio em optar pelo financiamento imobiliário, essa é uma das modalidades mais seguras para realizar a compra de imóveis atualmente. Além das ótimas condições disponibilizadas pelos bancos, o contrato ainda inclui diversas garantias e seguros para proteger o seu bem, garantindo uma transação muito mais tranquila.
Desvantagens
Taxas de juros altas
Mesmo que as parcelas sejam fixas, nelas são inseridos juros elevados, considerando o valor do bem no momento da compra. O investidor gasta mais dinheiro para finalizar a compra de um apartamento, por exemplo. Assim, deve ter muito cuidado para evitar as dívidas.
Burocracia mais presente
As instituições financeiras exigem vários documentos para aprovar o crédito. Ou seja, é fundamental ter muita atenção para seguir as regras e obter o dinheiro do financiamento. Qualquer equívoco pode atrasar o negócio e fazer com que haja mais demora na aquisição do bem.
Mais chances de ficar com o nome sujo
As parcelas afetam, sem dúvida, o orçamento do investidor por causa dos juros. Esse aspecto eleva também o risco de inadimplência. Ou seja, o sonho da casa própria pode se transformar em uma dívida bem complicada de ser quitada. À medida que demora para pagar as parcelas, maiores são as chances de o investidor ficar com o nome sujo e ter mais dificuldades para se livrar do endividamento.
Menos condições de aplicar o dinheiro
A taxa de juros do financiamento faz com que os investidores necessitem de muita cautela para aplicar o dinheiro em outras iniciativas. A renda fica comprometida com o pagamento das parcelas.
Outro ponto negativo é que os recursos financeiros vitais para a quitação dos juros deixam de ser utilizados em outras aplicações (poupança, tesouro direto, CDB etc.) que contribuem para aumentar os rendimentos e o patrimônio da família.
Desenvolvido com por Agência Mais Resultado