Usucapião: entenda como isso funciona
Publicado em 12 de Setembro de 2022 às 04:36 PM

Você já ouviu falar em Usucapião?
Se a sua resposta é sim, eu te pergunto: o que de fato é isso? E como isso funciona?
Essas são algumas das dúvidas mais presentes sobre usucapião e também este é um dos assuntos mais comuns sobre posse de propriedades. Se você possui dúvidas e quer saber mais sobre este tema, fique atento a este blog e esclareça todas as suas questões.
Mas, o que de fato é usucapião?
A usucapião trata-se do direito de posse de um bem, seja móvel ou imóvel, após um longo período de uso do mesmo sem reclamação do proprietário original. Incluída a lei brasileira a partir do direito romano, a palavra usucapião é traduzida como “adquirir pelo uso“. Porém, este processo não é assim tão simples de se realizar.
Para a aplicação da usucapião é preciso atender a certos pré-requisitos da Constituição Federal e Código Civil. Veja alguns desses pré-requisitos:
Posse exclusiva e contínua do bem;
Não haver contestação à posse;
Posse com intenção de dono;
Cumprir questões legais.
Como ocorre o processo de usucapião?
Para se tomar posse de uma propriedade é necessário abrir um processo judicial pelo usucapião do bem móvel ou imóvel. Este processo deve ser acompanhado por um advogado e costuma ser lento, contado com audiências, de acordo com cada caso.
Ao abrir o processo, deve ser apresentada a documentação solicitada para requisição da usucapião, comprovar todos os documentos, o uso constante e pacífico da propriedade. Mediante a isso, ocorre a determinação judicial e a regularização da posse.
Tipos de usucapião
Por se tratar de um recurso para posse de bens que variam, como por bens móveis e imóveis, localização, tamanho, entre outros, a usucapião tem algumas variações a ocorrer conforme a modalidade, prazos e requisitos.
Usucapião extraordinário
Usucapião ordinário
Usucapião urbano
Usucapião rural
Usucapião coletivo
Usucapião familiar
Usucapião indígena
É possível contestar a usucapião?
É possível que herdeiros ou os atuais proprietários de um bem contestem a usucapião de um bem. Quando isso ocorre são solicitadas audiências e documentos, além de uma avaliação mútua para assim encerrar o processo. Até a decisão do juiz, o processo costuma ser lento e contar com muitas audiências.
Ainda tem dúvidas sobre a usucapião?
Então entre em contato com a Família Bacellar que teremos um enorme prazer em lhe ajudar.
Para conferir outros conteúdos como este, basta acessar o nosso blog e conferir!